Desde o início da manhã desta terça-feira (22.2), a consultora legislativa de MS, Ana Carolina Ali Garcia, cumpre sua agenda externa. O primeiro dos compromissos foi a presença na posse do novo delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel de Oliveira Filho. Empossado pelo governador Reinaldo Azambuja, em cerimônia com a presença de diversas autoridades, no gabinete da Governadoria.
Gurgel tem 41 anos de idade. Ele entrou na Polícia Civil aos 26. Em pouco mais de uma década e meia de trabalho dedicado à segurança pública do Estado, ocupou vários cargos administrativos dentro da Polícia Civil, como diretor do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), coordenador do DPI (Departamento de Polícia do Interior), diretor do DPE (Departamento de Polícia Especializada) e diretor da Acadepol (Academia de Polícia Civil).
A cerimônia também contou com a participação dos secretários de Estado, Sérgio de Paula (Casa Civil), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica) e Ana Nardes (Administração e Desburocratização); a delegada-Geral-Adjunta da Polícia Civil, Rozeman Geise Rodrigues de Paula; os comandantes da Polícia Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez, e do Corpo de Bombeiros, Hugo Djan Leite; o deputado federal, Beto Pereira; o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Carlos Eduardo Contar; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), conselheiro Iran Coelho das Neves; a defensora pública-Geral de MS, Patrícia Cozzolino de Oliveira; o presidente da OAB-MS, Bitto Pereira; além de familiares dele.
Educação
Em seguida, Ana Ali, esteve em reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) – que no final do mês passado havia solicitado uma agenda com a equipe do Governo do Estado. A reunião foi para orientação normativa dos temas em debate e ficou definido que haverá uma nova rodada de conversas ainda esta semana.
Pelo Poder Executivo também participaram as procuradoras do Estado, Doriane Gomes Chamorro e Juliana Nunes Matos Ayres e a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta.
Regulação
Logo mais, a consultora legislativa do Estado irá prestigiar o 2º seminário de Regulação “Resíduos sólidos e desenvolvimento local”, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems), em parceria com o Projeto Pauta 3 que será realizado no Novotel, em Campo Grande, das 14h às 17h, no formato presencial e com transmissão simultânea por uma plataforma digital. O palestrante será
Ana Ali comenta da importância das discussões para o avanço da regulação no Estado. “A regulação é o instrumento fundamental para o avanço em projetos de infraestrutura, para atração de novos investimentos e garantia de segurança jurídica às partes, Estado e particulares, na realização de parcerias para a prestação de serviços públicos”, assegura.
Ascom Conleg com informações da Subcom
Foto: Chico Ribeiro