Na ocasião, também foi lançado manual de preservação da vida humana e da fauna de MS
A equipe da Consultoria Legislativa de Mato Grosso do Sul acompanhou todos os passos, em especial, juridicamente, desde quando houve a decisão para a revitalização do novo Receptivo do Parque do Prosa até a sua entrega.
O local foi inaugurado na última sexta-feira (17.12) com a presença do governador Reinaldo Azambuja; do secretário da pasta de Infraestrutura, Eduardo Riedel; do presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; entre outras autoridades.
Com a reforma, o espaço agora está conectado com a mata nativa do Parque do Prosa e sua estrutura é composta por cozinha, banheiros, recepção e salas do governador, de almoço e de reunião. A arquiteta responsável pela obra foi Eloisa Vicari Scheid.
A consultora legislativa, Ana Carolina Ali Garcia, que também participou do ato, afirmou que foi gratificante ver o resultado. “Nossa participação além de técnica foi também como cidadã, como procuradora do Estado, como sul-mato-grossense de poder prestigiar e presenciar a revitalização do local em completa harmonia com a natureza e o público que ali estará para desenvolver as atividades administrativas. É um espaço importante para o desenvolvimento e desempenho dos serviços e dos servidores administrativos e, ao mesmo tempo, um local que representa muito nosso Estado mostrando a natureza exuberante que temos o privilégio de conviver de tão perto”, finalizou.
A obra teve início em abril deste ano com investimento total de R$ 1,3 milhão. O Parque Estadual do Prosa é uma unidade de conservação estadual de proteção integral, criada inicialmente como Reserva Ecológica do Parque dos Poderes em 1981. Em 2002, foi elevado ao atual nome. O local possui 135,2 hectares.
Estrada Viva
Na solenidade, também foi lançado o “Manual de orientações técnicas para mitigação de colisões com fauna silvestre nas rodovias estaduais de MS“, e foram entregues três caminhonetes modelo S10 para uso dos técnicos (veterinários e engenheiros) do projeto ‘Estrada Viva – A Fauna pede Passagem’.
O “Estrada Viva” é desenvolvido desde 2016 em parceria com o Centro de Estudo em Meio Ambiente e Áreas Protegidas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Cemap/Uems) e cataloga as espécies atropeladas identificando os principais pontos de passagem dos animais para propor medidas preventivas e de mitigação dos incidentes.
Seu objetivo é tornar as rodovia de Mato Grosso do Sul mais segura para os usuários e reduzir e mitigar o número de atropelamentos e mortalidade de animais, bem como possibilitar a manutenção da conectividade entre os ecossistemas fragmentados pela mesma, por meio do monitoramento de fauna atropelada, do manejo das espécies nas áreas de influência, da educação ambiental de usuários e comunidade em geral.
O governador destacou a relevância do investimento e os benefícios do programa para o Estado. Já o secretário da Seinfra, Eduardo Riedel, frisou que a proposta é preservar a natureza e as pessoas.
Ana Ali afirmou que : “o projeto é mais uma prova da aplicação de políticas públicas para o avanço da preservação da vida das pessoas e da nossa fauna sul-mato-grossense”.
Karla Tatiane, Conleg
Fotos: Chico Ribeiro