Ana Ali foi acolhida pelos colegas e Fabíola Marquetti despediu-se da gestão da equipe
A nova procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, fez seu primeiro discurso para a equipe que integra a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS) na tarde desta quarta-feira (23.3), no auditório Pantanal, localizado no prédio da instituição.
Procuradores e servidores prestigiaram a reunião na qual Ana Ali destacou a responsabilidade de estar à frente da pasta. “Nesta nova missão, trago a experiência de mais de 17 anos de carreira. Tenham de mim o compromisso de que me empenharei para conduzir com responsabilidade essa carreira, buscando, juntamente com cada um de vocês, representar e defender os interesses do Estado, em continuidade a tantos avanços que temos vivenciado”, afirmou.
Acrescentando que está disposta e aberta à nova atribuição a ela confiada pelo governador Reinaldo Azambuja. “Coloco-me à disposição para dialogar e sempre pluralizar o debate em torno dos temas tão caros à Administração Pública e à sociedade que nos são trazidos todos os dias no exercício de nosso cargo”, revelou.
Finalizando sua fala, Ana Ali disse que pretende ter discernimento para fazer a gestão da pasta. “Peço lucidez, sabedoria, proteção de Deus e conto com o apoio desse corpo qualificado e comprometido de procuradores do Estado e servidores públicos , os quais acredito que posso chamar de meus amigos”, concluiu.
A procuradora Fabíola Marquetti Sanches Rahim, que deixou o cargo para disputar uma vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), também fez uso da palavra e deixou como mensagem sua gratidão por todas as conquistas da PGE/MS efetivadas em sua gestão.
“Quero agradecer durante a gestão os bons resultados, a participação fundamental que tivemos em conquistas milionárias para o Estado…conquistas que marcaram a história como o acordo da Lei Kandir, a do gás da Bolívia… Nossa atuação importante e exemplar durante a pandemia, o reconhecimento público do valor do nosso trabalho, dos nossos colegas… Estou saindo agora da zona de conforto e indo para um novo desafio…”, disse emocionada.
História
Ana Carolina Ali Garcia é graduada em Direito na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Cursou MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), ministrado, parcialmente, em Londres, Inglaterra.
Desde 2005 é procuradora do Estado, tendo atuado no Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado como Chefe da Procuradoria de Assessoria ao Gabinete (PGE/PAG) entre 2008 e 2014, bem como na Chefia da Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Educação (PGE/CJUR-SED), no período de 2015-2016.
Ainda em 2016, passou a chefiar a Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (PGE/CJUR-SEGOV) e, em 2018, assumiu a Consultoria Legislativa do Estado (Conleg).
Foi condecorada com as Medalhas da Insígnia do Mérito (2011) e do Mérito (2018) pela prestação de relevantes serviços à Polícia Militar e compôs comissões relacionadas a diversos assuntos do Estado.
Desde 2019 – ano em que foi contemplada com Diploma de Honra ao Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa/MS – integra o Conselho de Governança de Mato Grosso do Sul; é membro do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), criado em 2020, dos Conselhos do Colar do Mérito Pantaneiro e da Ordem do Mérito de Mato Grosso do Sul (na qualidade de membro no grau de Grão-Cruz), do Grupo de Trabalho para consolidação e aprimoramento das normas do Poder Judiciário Sul-mato-grossense e do Conselho de Orientação da Agepan (2021); idealizou e coordena o Projeto Revoga-MS.
Texto e fotos: Karla Tatiane, Conleg